Foto via: Hypeness

Talvez você já tenha lido por aí sobre o projeto NOVOS PARA NÓS, do Renan Quevedo. Se você ainda não conhece, vou te contar.  A ideia do projeto é buscar e divulgar o trabalho de artistas populares espalhados Brasil.

Antes de te contar mais sobre o projeto, vou te falar sobre o cara que está por trás disso tudo. O Renan é melhor amigo da minha melhor amiga, o que faz com que ele se torne automaticamente meu amigo. Mas antes disso, o Renan é a melhor pessoa que eu já conheci. Sabe aquela pessoa que você ama estar perto porque clima fica mais leve e mais engraçado? O Renan é o tipo de pessoa que carrega amor no coração por isso consegue acessar sua alma, de um jeito simples, sem mistério. E isso não é uma percepção só minha, mas  de todo mundo que conhece ele.

O Renan sempre gostou de arte, mas se viu totalmente apaixonado pela arte popular brasileira depois de ir a uma mostra em São Paulo sobre 10 expoentes populares brasileiros. Desde então, decidiu que ia mergulhar nesse universo.

Antes de cair na estrada para procurar os artistas, Renan trabalhava como publicitário em São Paulo. o Apê dele era cheiooo de obras brasileiras por todos os lugares. Nas paredes, no chão, em cima das mesas, nas prateleiras. Era um apê pequeninho, mas de um bom gosto danado.

Ele simplesmente escolhia gastar a grana e o tempo dele com arte. Sempre me falava com brilho nos olhos sobre  todos os artistas e artesãos que conhecia e fazia bate-volta em cidades apenas para buscar uma obra. Dava pra ver que essa era a parada dele, arte e gente. Ele vê valor em obras que ninguém vê, principalmente porque ele enxerga a pessoa que faz a obra além da obra, além de entender o valor cultural por trás.

Esse projeto dele é exatamente isso. Nos mostrar artistas espalhados pelo Brasil.  Por isso, novos para nós.

Saiu da agência que trabalhava e resolveu se aventurar durante 6 meses por cidades do Brasil para nos mostrar histórias incríveis, mágicas e encantadas do povo brasileiro. Pessoas que moram no mesmo país, mas vivem em outra realidade. E ler e ouvir o Renan contando sobre essas histórias pelo Instagram é o mais sensacional, porque o projeto se torna uma obra de arte em si que nos aproxima e nos conecta com os artistas.

E se você ainda não segue ele no Instagram, tá perdendo. São histórias do Brasil que pulsam e quase ninguém vê, em cidades e regiões praticamente invisíveis para nós. Cada detalhe, cada pedacinho de estrada, cada pixação, cada arte, cada árvore, cada pessoa no caminho ganha um novo significado pelos olhos do Renan. Será que existe um jeito de viver a vida mais bonito que esse?

Nesses 6 meses o Renan bancou a viagem com o próprio dinheiro que juntou, mas para continuar nos mostrando a brasilidade que pouco conhecemos e principalmente para tornar conhecidas as histórias e as obras que muitas vezes são deixados de lado pelo mundo artístico, ele criou um financiamento coletivo que você pode ajudar acessando aqui: https://www.catarse.me/novosparanos

“Há meses me preparo e planejo encontrar essas pessoas importantíssimas para o nosso país que produzem movidas unicamente por uma força que brota de dentro, imperiosa. O Brasil é imenso, lindo e cheio de pessoas que todos precisamos conhecer. Quero resgatá-las, incentivá-las e celebrá-las. Acho importante e necessário deixar essa herança cultural” – Renan Quevedo.

Para acompanhar a saga do Novos para Nós, siga o Facebook (www.facebook.com/novosparanos) e  Instagram (www.instagram.com/novosparanos).

COMPARTILHAR
Marcela Picanço
Criadora e editora do De Repente dá Certo! Este blog é um mapa de onde minha imaginação foi. Agora, o caminho é de vocês. Sejam bem-vindos! Pra saber mais é só clicar ali em cima no: "Quem escreve essas coisas?"