Eu também tô achando um saco voltar pra rotina. Ter que trabalhar depois de ficar uma semana de recesso dá até uma dor no coração. Pensando nisso, me veio um sentimento súbito de alegria e empolgação. Que tal a gente fingir que está de férias mesmo trabalhando? Eu sei, parece impossível, mas acho que tudo tem a ver com o jeito que a gente leva a vida. E eu sei também que eu moro no Rio de Janeiro, então fica mais fácil fingir que tá de férias com esse marzão lá fora. Mas pensa bem, também é muito mais chato ir trabalhar de calça jeans enquanto várias pessoas passam de biquíni e prancha de surf no seu caminho pro trabalho.

A minha ideia é montar um roteiro do que fazer no Rio de Janeiro nesse verão pra parecer que estamos de férias! Sim, vai ter que acordar cedo. Sim, vai ter que trabalhar. Sim, vai gastar mais dinheiro. E, sim, você vai dormir menos do que normalmente. Mas pensa bem, a gente tem mais é que aproveitar!  A ideia é se desprender um pouco daquele clima de rotina e do estresse em que a gente se submete diariamente. Pode ser que em alguns dias a gente só queira chegar em casa, trocar o sapato por uma cerveja gelada e ficar deitado no sofá. Tudo bem. Ficar de bobeira também está no roteiro das férias que não são férias. Vamos adorar o domingo e a segunda-feira como se fosse sexta e sábado, porque todo dia vai ser dia de ser feliz.

Se você não mora no Rio, pode adaptar os programas e, por exemplo, ir comer nos seus restaurantes preferidos, chamar os amigos pra fazer coisas diferentes e explorar as paisagens que sua cidade oferece. (SP tem paisagens incríveis. Já olhou de cima?)

Lições pra conseguir entrar no clima

Primeira lição: não pensar no trabalho enquanto estiver fora do trabalho
Segunda lição: reclamar no máximo 3 vezes ao dia
Terceira lição: ter sempre um bom café pela manhã ( vamos precisar!)
Quarta lição: manter a mente aberta para novas pessoas e novos programas
Quinta Lição e a mais difícil: deixa a preguiça de lado. O mundo é um lugar incrível.

tumblr no7c7qgNTO1qa5045o1 500 - Como fingir que estamos de férias mesmo trabalhando?

Semana 1: 4 de janeiro a 10 de janeiro

Segunda-feira

Se seu trabalho acaba por volta das 19h, ótimo! Isso quer dizer que ainda está claro e dá tempo de se despedir do sol. Parece uma bobagem, mas sempre que eu vejo o pôr-do-sol eu me sinto mais feliz, mais leve, parte de alguma coisa. Parece que meu dia não foi em vão. Pegue o metrô, salte na estação General Osório e vá direito pra Pedra do Arpoador. Pode ir com roupa de trabalho mesmo. Se quiser, pode levar uma roupa de banho na mochila pra entrar na água. Acredite, o sol está se pondo lá pras 20h, então não tem desculpa. Você vai se perguntar por que não fez isso mais vezes.

Coma aquela pipoca doce e salgada dos pipoqueiros, não compre a água de coco de R$ 6,00 (essa é a hora que você pode reclamar) e volte andando pra estação pra voltar pra casa ou volte a pé pra casa. Ou melhor, se der, volte com a bicicleta do Itáu. Você paga só 10 reais por mês pra andar o quanto você quiser. Vale a pena. Se quiser fazer um lanchinho caro, tome um sorvete no Felice, que fica ao lado do Zona Sul. Se quiser tomar um chopp de banana, vá pra praça General Osório e sente no Aloha Jack. Volte pra casa, tome um bom banho e aproveite pra ler aquele livro que você tá empacado. Eu to lendo agora o Juncos, da Juli Zeh.

Terça-feira

Acorde mais cedo (pode reclamar), faça café e coma com calma. Saia pra passear e ver a cidade acordando. Vale passeio na praia, na lagoa, no aterro ou na sua rua mesmo. Dependendo do calor, volte e tome uma ducha fria ou vá direto pro trabalho, mas pegue outro caminho ou outro meio de transporte pra ir.

Acabou o trabalho, hora de se exercitar. Ou você pensou que ia escapar dessa? Já leva tudo dentro da mochila e nem pense em chegar em casa pra trocar de roupa, senão desanima. Pode ser academia, mas acho mais legal fazer alguma coisa ao ar livre. Essa hora, a orla fica cheia de gente correndo, andando de bicicleta. Pode escolher. Só não pode ficar parado. Eu vou comprar uma saladinha pra fazer, chegar em casa, tomar um booom banho gelado e colocar música animada pra tocar. Chame as amigas ou se arrume sozinha mesmo, cantando pelos cantos da casa enquanto escolhe sua roupa. Hoje você ainda vai sair. Vou fazer propaganda aqui da festa Dobradinha, que rola toda terça-feira das férias na Fosfobox, porque é uma festa que meus amigos fazem e eu sempre tô lá marcando presença. Não sei qual outra festa tem pra ir hoje, mas fica a dica que essa boa pra dançar MUITO e tem pizza na fila!

Não precisa se estragar e beber todas, né? Fica na cervejinha, volta cedo pra casa, encontra os amigos. Lá pras 3h é uma boa hora de voltar se você tem que acordar no dia seguinte.

tumblr nv5lp2UO161tqosm3o1 500 - Como fingir que estamos de férias mesmo trabalhando?

Quarta-feira

Eu sei, você vai me matar por ter dado a ideia de sair ontem. Mas respira fundo, você nem bebeu tanto assim. Vai acordar em cima da hora pra ir pro trabalho. Toma café lá mesmo. Compra um pão de queijo no caminho que vai ajudar. Cafééé, eu disse que a gente ia precisar disso.

Se você trabalha no centro, tenho uma dica de café de ouro. É o Curto Café, que fica no Edifício Garagem Menezes Cortês. Ninguém dá bola pra esse edifício, tem um bando de loja embaixo e ele é feio. Mas suba as escadas rolantes e você vai encontrar várias pessoas bebendo café em pé, uma bancada com máquina de café e uma mesa com três potinhos com dinheiro. O Curto Café tem um dos melhores cafés que eu já tomei no Rio de Janeiro. Você pode escolher o expresso, o capuccino e um potão de café especial feito por eles. E o toque especial é que você paga o quanto você quiser pelo café. Eles têm um quadro negro atrás explicando de onde vêm o café, qual é o preço de custo deles e tal e você coloca no potinho o quanto achar justo.

Hoje tem ArpoaJahazz de graça  no arpoador! Às 2oh gente se vê lá? 

tumblr l7h8s1nvp31qc8ddvo1 500 - Como fingir que estamos de férias mesmo trabalhando?

Quinta-feira

Ontem você já dormiu cedo, então rola de acordar mais cedo pra pegar uma prainha. Tá muito quente e nem dá vontade de ficar enrolando muito pra levantar. Aliás, se você tem ar condicionado, beleza, mas eu não tenho, então de manhã começa o inferno. E quem tá no inferno, abraça o capeta, então vou levantar, botar biquini e partir pra praia 7h da manhã. Uma horinha de praia com mergulho já renova qualquer um. Quem tem piscina, tá valendo. Quem tem um parque por perto pra dar uma volta também tá valendo, hein.

Volta do trabalho, academia e direto pro supermercado. Eu sou uma velha e não aguento sair dois dias de semana e também nem tenho dinheiro pra isso. Hoje vai ser noite de pizza de frigideira e vinho. Receita: aquele pãozinho fino Rap 10, queijo muzzarela, tomate, orégano e frigideira. Vou chamar uma galera lá pra casa, fazer pizza, bater papo de pijama com taça de vinho na mão. MELHOR PROGRAMA.

Sexta-feira

Quem foi pro show/festa ontem, adeus, boa sorte, mas ao mesmo tempo te invejo. Veja as dicas de quarta-feira.
Hoje é sexta, então pode acordar cedo ou enrolar mais um pouco. Eu vou enrolar mais um pouco e chegar em cima da hora, dane-se.

Fim do expediente e SEXTA-FEIRA!!!
Eu adoraria correr na praia, mas vai estar muito quente. Vou pra academia que tem ar condicionado.
Hoje é dia de bar. Eu não sei que festa legal tem hoje, mas eu sei que abriu um bar novo muito maneiro em Botafogo chamado Crazy Cats. É meio caro, mas vale ficar lá um tempinho, pedir uns nachos e tomar umas cervejas. Parece que o dono é colecionador de coisas antigas, então o lugar é super legal, todo com luz vermelha e cadeiras antigas. Se depois encher o saco, pula pra Comuna, que é na mesma rua. Prometo que vou voltar cedo pra casa pra aproveitar o sol das 10h da manhã porque fiquei na bad que eu não pude fazer isso durante a semana.

Sábado

Aaaaah, não! Não quero acordar cedo no fim de semana. Ponho o despertador pras 9h. ÓTIMO! Dá tempo de fazer suco de laranja, tomar um yogurte e colocar o biquini.  Tá, vale comer um pãozinho com manteiga da padaria. Muita praia e sol e a gente torrando e suando o bigode na praia ( a previsão é de sol!). Mate de galão, sacolé da fruta é um real ó, salgado árabe. De almoço, quero peixe com batata frita. To aberta a sugestões de lugares baratos e bons pra comer em Ipanema, hein!

De tarde tem uma pool party! Pool me In. Eu to dentro e vou de fantasia, porque sim. 

tumblr nnjnx8WLmT1tqosm3o1 500 - Como fingir que estamos de férias mesmo trabalhando?

Domingo

Quero nem saber. Vou dormir até às 11h.
Almoço direto, porque vou acordar com fome. Comida Árabe num restaurante árabe em Copacabana (Rua Domingos Ferreira) chamado Baghdad.
Um cineminha cola, né? Já tamo ali do lado do Roxy…

Depois, fim de tarde na mureta da urca, tomando um sorvetinho ou um daqueles sucos que refrescam a vida.
Hora de voltar pra casa ou pra casa de alguém, tomar banho e ficar assistindo filme. Talvez nesse momento eu queira me matar de tanto calor que vai estar, então dá pra ficar tomando uma cervejinha e voltar pra casa tarde pra dormir direto.

Fim

Fim da primeira semana de férias falsas. Eu já to cansada e animada só de escrever! Esse é o roteiro que eu vou seguir, mas to super aberta pra sugestões nas próximas semanas!

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Marcela Picanço
Criadora e editora do De Repente dá Certo! Este blog é um mapa de onde minha imaginação foi. Agora, o caminho é de vocês. Sejam bem-vindos! Pra saber mais é só clicar ali em cima no: "Quem escreve essas coisas?"